Provocação

'Não coloquem estrela vermelha na Brigada Militar', diz vereador do PSDB em Santa Maria

Marcelo Martins

"

Ao utilizar o espaço de liderança do PSDB na Câmara de Vereadores de Santa Maria, na tarde desta terça-feira, o parlamentar João Ricardo Vargas, comentou, na Tribuna do Legislativo, o embate entre Brigada Militar e manifestantes em frente à sede da ATU, ocorrido na quinta-feira da semana passada. Em sua fala, o tucano não poupou o governo do Estado e, igualmente, o deputado federal Paulo Pimenta (PT) - em sua página oficial, o parlamentar escreveu que um possível excesso da BM deveria ser investigado.

_ O que vimos não foi uma manifestação mas, sim, uma batalha. Não venham falar mal do trabalho da Brigada. A todo confronto existe uma ação e reação. A Brigada faz, sim, uso progressivo da força. E há mais: aqueles eram elementos mascarados, eram bandidos travestidos de manifestantes. E nós (brigadianos) estamos fardados e, ao contrário desses vândalos, não fazemos nada escondido _ disse Vargas.

Vargas, que já foi comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOE) do município, também disse estar preocupado com a postura do governo do Estado. Segundo ele, o Piratini tem sido conivente com os excessos de manifestantes, a exemplo de Porto Alegre, afirmou.

_ Temos um PM, em Porto Alegre, que foi covardemente agredido por bandidos que se diziam manifestantes. Pelo jeito, a orientação é deixar o PM apanhar como faz esse governo _ esbravejou Vargas.

Após deixar a Tribuna da Casa, o vereador do PT Jorge Trindade utilizou o mesmo espaço de comunicação e revidou:

_ Não vamos falar em partidarização da Brigada. Se é para fazer isso (partidarizar a instituição), teríamos de tirar o tucano da Brigada há alguns anos atrás (em referência à gestão de Yeda Crusius).

Declaração reverberou entre nomes do PT 

O deputado estadual Valdeci Oliveira, que é líder do governo Tarso na Assembleia Legislativa, preferiu não polemizar. Valdeci, contudo, afirmou que "a Brigada é uma instituição suprapartidária e que pertence ao Estado e, principalmente, aos gaúchos". Porém, o deputado federal Paulo Pimenta não deixou o tucano sem uma repostas:

_ Qualquer excesso tem de ser apurado. Isso é fato. De fato, há uma orientação do governo de que se evite confrontos em manifestações sociais. A BM já instaurou um procedimento para apurar os fatos. Agora, sempre que um episódio foge da normalidade é preciso apurar as condutas. Porém, há pessoas e setores da sociedade que ainda carregam ideologia do período da ditadura e que pensam de forma reacionária.

Pimenta adianta que o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, deve vir, ainda nos próximos dias, ao município para procurar entender melhor o que, de fato, teria ocorrido na manifestação da semana passada.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cerca de 120 pessoas estão reunidas na Saldanha Marinho na tarde desta terça-feira

Próximo

Protesto contra o aumento da passagem também será contra a ação da polícia e criminalização de movimentos sociais

Geral